Nossos projetos

Desde 2008, a Com Arte elabora e desenvolve projetos culturais visando explorar a pluralidade artística.

Nosso ideal é levar para o público produções que quebrem as barreiras ilusórias que separam as diferentes vertentes artísticas, valorizando a diversidade cultural. Uma arte sem fronteiras. Conheça a abrangência de nossos projetos:

Octeto de Schubert

Apresentando o Octeto em Fá Maior de Franz Schubert (1797 – 1828), uma obra prima da literatura musical, que além de ser uma de suas peças mais genialmente instrumentadas, talvez seja a de maior frescor e apelo popular.

Mistura Brasileira

O regional de Choro Nó na Madeira se junta à Dominum Orquestra e convida a cantora santista Rafaella Laranja, para um verdadeiro espetáculo com um repertório que mescla choro, samba e bossa-nova.

Suingando

De maneira dinâmica e envolvente, o grupo apresenta seu repertório para aproximar diversos públicos, executando desde canções clássicas para Quinteto de Sopros como obras ainda pouco conhecidas de compositores nacionais, passeando por diferentes estilos e sonoridades.

A Ginga de Jacob do Bandolim

O encontro de dois grupos alinhados pela versatilidade musical e pelo talento técnico instrumental: de um lado uma Orquestra de Cordas e do outro um Regional de Choro Nó na Madeira acompanhado do bandolinista Aleh Ferreira.

DNA BRASIL

O cantor e compositor Toquinho convida o Núcleo de Ópera da Bahia e o Bloco Percussivo Cortejo Afro, um dos protagonistas do Carnaval de Salvador para um show inédito que está com sua estreia prevista para junho de 2019, em festivais de Verão na Europa.

Prelúdio com Gilberto Gil, Cortejo Afro e NOP

O projeto teve início em fevereiro de 2017, no qual Bloco Cortejo Afro de Salvador (BA) homenageou Gilberto Gil, e na ocasião o Maestro Aldo Brizzi criou arranjos inéditos das músicas do artista a convite do Cortejo. Inserindo a Orquestra, os solistas do Núcleo de Ópera da Bahia ao bloco Afro, criou-se um resultado impactante.

Pedro e o Lobo

Pedro e o Lobo é um conto infantil musical criado pelo compositor russo Sergei Prokofiev com o intuito de atrair o público infantil para o mundo da música orquestral.

Oratório de Santo Antônio – Uma Ópera Junina

O repertório tradicional do oratório de Santo Antônio foi apresentado com uma roupagem de música clássica pelo Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), resultando em uma combinação inédita que fez destas cantigas tradicionais quase uma ópera para cantores líricos solistas, um coro e instrumentos de orquestra, que remete às sacras representações medievais que se faziam nos adros das igrejas na Europa do Sul, potencializando as emoções destas cantigas tradicionais.

Ópera dos Círculos Sagrados

No palco, seis percussionistas afro-brasileiros, cantores líricos e música eletrônica contam a história de amor entre um negro banto e uma negra nagô: “Um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados para construir o Brasil”. A música mágica de Aldo Brizzi, passeando pelos sons da afro descendência, misturando canto lírico e alabês, incumbe-se do resto.

Ópera Treemonisha

A montagem do Núcleo de Ópera da Bahia buscou remeter a ideia de Scott Joplin, o primeiro negro a escrever uma ópera - a Ópera Treemonisha, com orquestração de Aldo Brizzi que utilizou a base de Joplin com um certo toque dos musicais da Broadway, criando assim, uma nova imagem da cultura sincrética e multiplural da Bahia, da sua força e da sua criatividade.

Noite do Choro

O projeto tem como idealizador e incentivador o grande compositor Paulo Vanzolini, a “Noite do Choro”, que acontece no Espaço Sócio Cultural do CIEE, em São Paulo, e está em sua 23ª edição. Tradicionalmente, cada apresentação presta homenagem a um grande “chorão” da música popular brasileira.

História da Música Brasileira

Em um espetáculo de entretenimento e informação, o projeto “História da Música” faz uma trajetória pela música clássica, folclórica e popular brasileira, mostrando a riqueza rítmica de nosso país através do chorinho, baião, samba, bossa nova, cantigas de roda, música instrumental, cantada e da poesia.

Villa Lobos para Crianças

Em forma de um conto infantil, este projeto mostra as obras do compositor brasileiro Villa-Lobos com o objetivo de atrair o público infantil para o mundo da música orquestral.

Choros e Chorões

O espetáculo musical o grupo Nó na Madeira apresenta músicas que ilustram a trajetória do Choro, desde de seu surgimento até a consagração do ritmo como um dos mais importantes estilos musicais brasileiros.