Prelúdio com Gilberto Gil, Cortejo Afro e NOP

  • SOBRE

Prelúdio aproxima o gênero musical lírico do universo cultural brasileiro criando um repertório original e quase inédito, fugindo das tradicionais montagens das grandes salas de ópera do mundo.

O projeto teve início em fevereiro de 2017, no qual Bloco Cortejo Afro de Salvador (BA) homenageou Gilberto Gil, e na ocasião o Maestro Aldo Brizzi criou arranjos inéditos das músicas do artista a convite do Cortejo. Inserindo a Orquestra, os solistas do Núcleo de Ópera da Bahia ao bloco Afro, criou-se um resultado impactante.

A junção do erudito e do popular, das vozes líricas com o rufar dos tambores, deu uma leitura inédita das composições de Gil.

Abriu-se então, naturalmente um novo caminho, que levou Gil e Aldo ao mundo da ópera. Algumas óperas, como Treemonisha de Scott Joplin, elementos clássicos e populares se fundem.

Aldo e Gil estão ultimando uma ópera, escrita um século depois da ópera de Joplin, que indica a continuação desse caminho e que será apresentada em 2019-2020 no Brasil e na Europa. Este projeto pretende ser um “Prelúdio” a essa ópera.

Gilberto Gil, o maestro Aldo Brizzi, o Cortejo Afro e os solistas do Núcleo de Ópera da Bahia convidaram a Orquestra da Nova Ópera de Lisboa para uma temporada em algumas cidades europeias durante o mês de novembro de 2017.

Datas e cidades onde aconteceram os shows:

31 de Outubro – Londres (Inglaterra)

2 de Novembro – Helsinky (Finlândia)

5 de Novembro – Reggio Calabria (Itália)

7 de Novembro – Basel (Suíça)

10 de Novembro – Milão (Itália)

  • Imagens