Oratório de Santo Antônio – Uma Ópera Junina

- SOBRE
O repertório tradicional do oratório de Santo Antônio foi apresentado com uma roupagem de música clássica pelo Núcleo de Ópera da Bahia (NOP). O espetáculo ‘Oratório de Santo Antônio – Uma Ópera Junina’, do NOP, aconteceu na sacada do Solar Ferrão nos dias 12, 13 e 14/06, abrindo a programação de festejos juninos do Solar Ferrão. Cada noite contou com um convidado especial: um casal de dançarinos do grupo Bamberg Cia. de Dança, o Cortejo Afro e a Quadrilha Junina Asa Branca.
O resultado é uma combinação inédita que faz destas cantigas tradicionais quase uma ópera para cantores líricos solistas, um coro e instrumentos de orquestra, que remete às sacras representações medievais que se faziam nos adros das igrejas na Europa do Sul, potencializando as emoções destas cantigas tradicionais.
O espetáculo traz números do cancioneiro tradicional como “A nós descei, divina luz”, “Ladainha” e “Ave Maria”, além de músicas como “São João Xangô Menino”, de Gilberto Gil. Estas atividades também fazem parte da comemoração dos 50 anos do IPAC e do ‘Projeto Santos Juninos no Centro Histórico de Salvador.
Estas atividades também fazem parte da comemoração dos 50 anos do IPAC e do ‘Projeto Santos Juninos no Centro Histórico de Salvador.
- Imagens